sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Saia de cima do muro,venha pro lado de cá (...) ♫

 

"A virtude é o que uma pessoa faz com paixão; o vício é o que uma pessoa por paixão, não consegue deixar." S.Tomás de Aquino.

Nos dias de hoje infelizmente caímos em um circulo vicioso: pecamos e nos arrependemos, nos confessamos, caímos em pecado novamente e voltamos 'arrependidos' para o colo de Deus. Por isso às vezes isso acaba se tornando um circulo vicioso. Segundo o YOUCAT: “As paixões que foram orientadas para o bem se tornam em virtudes.Elas tornam-se, então, carburante para uma vida de luta pelo bem e a justiça. As paixões que dominam o ser humano  lhe roubam a liberdade e desencaminham para o mal chamam-se vícios." [I] (Cap.- A dignidade do ser humano,nº294)

Temos que ser jovens 'viciados' em Deus, que tem fome e sede d'Ele e não do pecado. Está na hora de sair de cima do 'muro' e como é dito no livro de Apocalipse: "Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosse frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te." ( Ap 3,15-16)

Mas como distinguir se estou pecando ou não?

Como dizia S. Tomás de Aquino ‘‘Tudo o que acontece contra a consciência é pecado”, essa frase explica bem sobre essa capacidade de distinguir que o deve ser feito.

 "A consciência é a voz interior do ser humano que incondicionalmente o move a procurar o bem e evitar o mal. É também a capacidade de distinguir uma coisa da outra. Deus fala ao ser humano pela consciência." [1776-1779] "Uma pessoa sabe que pecou pela sua própia consciência que acusa e a move a reconhecer os seus erros perante Deus. "( YOUCAT,nº295 /312)

Então podemos ver que a maior 'batalha' acontece dentro de nós mesmos,quando a consciência 'grita' para dizer não ao erro,mas às vezes a 'carne' é fraca e se deixa levar pelas armadilhas muito bem disfarçadas pelo demônio.

Com sempre é dito 'se pecar não fosse bom, ninguém pecava', e é fato realmente, o pecado se apresenta a nós como algo que irá lhe dar prazer, que, aliás, prazer momentâneo, porque as consequências do erro são muito graves e dentre elas o distanciamento de Deus.
Amados jovens o mundo hoje esta confundindo nossas mentes porque tudo parece muito bom e muito legal, mas como diz a música "é preciso viver a noite lembrando que depois vem dia". Então juventude decidam-se de que lado estão, pois se amam o pecado se aproximam cada vez mais do inferno e ficam bem longe da morada no céu.


E para nos fortalecer mais para essa batalha,assista ao vídeo da música Colisão da cantora Aline Brasil, e que o nosso coração se abra para vontade de Deus!






 

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário